Bem-estar

5 dicas para refrescar o seu gato no verão

O verão chegou e com ele períodos de intenso calor. Assim como nós, nossos gatinhos também sentem muito calor e sofrem com as altas temperaturas que acometem a maioria das regiões do Brasil.

Esse calor intenso pode causar nos gatos:

  • Mal-estar
  • Estresse
  • Diminuição da imunidade
  • Mudanças comportamentais

Para trazer mais bem-estar para o seu felino, vou lhe mostrar como refrescar gatos no verão, com cinco dicas valiosíssimas, vamos lá?!

1- Ventilação

Mantenha sempre que possível as janelas abertas para ventilar o ambiente (não se esqueça das redes/ telas de segurança para o felino não fugir). Use ventiladores, mas tome cuidado com acidentes. Muito cuidado com os ventiladores de mesa, coloque-os em um canto que não seja de passagem do gato e verifique se a base esteja estável.

O uso de ar condicionado em cômodos com essa opção também pode ser indicado, só não deixe-o muito frio e voltado diretamente para o pet, pois isso pode causar problemas respiratórios nele.

2- Hidratação

Espalhe vários potes com água fresca pelo ambiente, e a cada duas ou três horas, coloque uma pedra de gelo em cada bebedouro. Isso vai ajudar a manter a água sempre fresca. Fontes de água também são aceitas pelos felinos.

Aproveite e veja nossa postagem “8 dicas para seu gato beber mais água nesse verão” e melhore a ingestão hídrica do seu felino. 

3- Picolé

Você pode fazer picolé caseiro em cubos de gelo utilizando a fruta de preferência do seu gato, patê ou alimentação natural. O picolé de água de coco costuma ser bem aceito pelos felinos. Utilizar o sachê para fazer esse petisco também é uma excelente opção. 

4- Pelagem

Escovar seu gato com frequência é um ótimo benefício para ele. Os felinos que são acostumados a esse ritual geralmente adoram essa interação e a retirada dos pelos mortos ajudará a pele na troca de calor. 

A tosa pode ser uma opção para gatos de pelo longo, principalmente na barriga e nas partes íntimas, mas muito cuidado para não estressar seu bichano. Procure por pet shops que tenham profissionais que utilizem técnicas de manejo de baixo estresse (técnicas cat friendly).

A tosa completa do gato não é indicada para esse tipo de situação, pois ela pode causar estresse, problemas de identidade para o gato e, em casos mais graves, até depressão. 

Devemos sempre lembrar que uma das formas de comunicação dos gatos é através das expressões faciais e corporais, e a retirada desse pelame pode atrapalhar isso.

Saber interpretar os sinais posturais do seu gato é de extrema importância para a sua relação com ele.

5- Toalha úmida

Deixar toalhas úmidas espalhadas pela casa pode ser uma opção para refrescar o seu gato no verão. Coloque essas toalhas em locais que ele costuma dormir ou descansar e veja se vai gostar.

Todas essas dicas acima são sugestões para ajudar o seu gato a enfrentar o calor. Se ele se apresentar desconfortável com a situação, pare imediatamente e tente outra estratégia, tá?

Sempre monitore a interação do gato com os itens sugeridos e aproveitem muito o verão!!! Agora que você já sabe como refrescar gatos no verão, visite o blog da Petlove e confira mais dicas sobre bem-estar felino.

Isabela Zitti

É médica-veterinária especializada em comportamento felino e com pós- graduação em Clínica Médica de Felinos. Possui 10 gatos (8 resgatados da rua) que são o amor da vida dela, e esse amor a fez dedicar-se exclusivamente ao atendimento comportamental de felinos. Possui várias certificações internacionais e realiza consultas, cursos e palestras por todo o país.

Recent Posts

Gato obeso: como ajudar meu gato a perder peso

A obesidade pode trazer sérias doenças para o seu gato, por isso, é importante entender…

6 horas ago

Check-up veterinário: entenda como funciona e quando fazer no seu pet

Cães e gatos precisam fazer check-up veterinário, já que o procedimento é muito importante para…

1 dia ago

Cachorro obeso: entenda a condição, como evitar e o tratamento

A obesidade canina pode trazer sérios riscos para a saúde do pet, mas com alguns…

2 dias ago

Mãe de pet também é mãe? A ciência explica!

O sentimento de maternidade entre mães de pet e seus bichinhos é profundo e tem…

5 dias ago

Enchente do RS: saiba como ajudar os animais resgatados

Saiba quais os primeiros socorros necessários ao resgatar um animal em situação de enchente e…

6 dias ago

Maio Amarelo pet: mês do combate às doenças renais

Muito comum em gatos, as doenças renais também podem atingir os cães, por isso, na…

7 dias ago